Relatório Doze homens e uma Sentença
Doze Homens e Uma Sentença (Twelve Angry Man) é um filme norte-americano produzido por Sidney Lumet e escrito por Reginald Rose. Lançado originalmente em 1957 e tem como destaques os atores Henry Fonda, Martim Balsam, Jee L Coob e Jack Wardem.
História do Filme
O filme relata a reunião de 12 jurados responsáveis por decidir o futuro de um jovem de 18 anos, acusado de matar seu próprio pai à facadas após discussão doméstica. Como eram muitas e fortes as evidências contra o acusado, para a promotoria, este seria um caso cujo resultado deve ser definido rapidamente. Quando chega o momento de decidir o destino do rapaz, as diversas personalidades dos jurados começam a se manifestar. Todos os detalhes são cuidadosamente revisados. A decisão do júri precisa ser unânime, e por esse motivo a necessidade de cautela na decisão, pois se trata de decidir se uma pessoa deve ou não ser morta para pagar por um determinado crime.
Por esse motivo os jurados não devem agir com a emoção, levando em conta suas experiências de vida, suas frustrações ou seus medos, mas sim buscar minuciosamente o esclarecimento dos fatos, analisando assim todas as possibilidades e buscando enxergar de diferentes ângulos cada nova possibilidade a fim de poder melhor analisar e assim tentar chegar o mais próximo possível da verdade.
A argumentação é ponto chave no desfecho da história, pois o único jurado com opinião contrária aos demais, o arquiteto Daves, observa como cada um dos demais jurados se comporta e se comunica, a fim de fazê-los pensar no tamanho da responsabilidade que lhes foi atribuída. Entre os jurados existe um que se mantém quase que o tempo todo irredutível, demonstrando sua opinião formada e também tamanha amargura com a vida.
Mesmo com uma grande responsabilidade nas costas, a maioria dos jurados prefere dizer logo que o garoto é culpado para voltarem logo pra suas casas. Mas, o jurado número oito contraria todos e diz que tem dúvidas