Como Trabalhar Filosofia com Criança
Graduação: Pedagogia
Disciplina: Filosofia
Aluno: Bel. João Batista Amaral Neto
FILOSOFIA
COMO TRABALHAR FILOSOFIA COM A CRIANÇA
Vertente do Lério 22 de dezembro de 2013
II
Dedicatória
À minha querida esposa Lucineide e aos meus filhos Ismael e o Wesllen, pela paciência com este marido e pai, que ama o conhecimento.
“Só uma coisa sei, é que nada sei” (Sócrates).
III
Sumário
Dedicatória
II
Introdução
III
Um Pequeno Contexto Histórico da Educação Grega
IV
.Educação Grega
Divergência na aplicação da Filosofia em Sala de Aula para criança VI
Relevância do Método
Ponto de Vista Filosófico
Conclusão
Referencia Bibliográfica
VIII
IX
X
XI
III
Introdução
Quando o homem se deu conta de seu próprio ser, nesse dia nasceu a filosofia; por isso não se pode afirmar que ela tenha se originado aqui ou acolá. Surgiu do homem mesmo, desde quando, de maneira confusa, tratou de responder, aos problemas que traçava a realidade e dar-lhes uma solução, de acordo com seus próprios recursos.
A expressão filosofia para crianças teve sua criação com os estudos de
MATTHEW Lipman, 1 um dos grandes pesquisadores da inclusão do ensino de filosofia na educação infantil. Tinha o objetivo preparar a criança para a reflexão e para o exercício do pensamento, o que se dá por meio das próprias indagações das crianças a cerca dos objetivos que estão em sua volta e que lhe causa “espanto”
Ao iniciar o estudo sobre a inclusão de filosofia na educação infantil, Lipman nos responde sobre os preconceitos apresentados por aqueles que não acreditam ou que duvidam da possibilidade de uma filosofia na infância. (Lipman), nos diz que, [...] A filosofia na educação infantil, não tem por objetivo ou por método, ensinar as crianças a história da filosofia, ou apresentá-la as grandes correntes filosóficas: Mas sim de prepará-las [...] Essa preparação se dá por meio da indagação, ou seja,