Atps Estrutura
DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA FILOSOFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Embora a Filosofia não esteja inserida em muitas escolas do País, a disciplina é obrigatória em grande parte dos Estados, porém há vários interesses para sua aplicação, sendo esta encarada como uma "estratégia de ensino" conteudistas e meramente classificatória, visando apenas à preparação para o vestibular. Nesse caso, o interesse pelo ensino da Filosofia parte de uma visão "enciclopédica" contrária ao próprio objetivo da disciplina quanto ao estabelecimento de uma prática educativa baseada na construção de um programa que envolva os diversos campos do conhecimento científico presentes na escola através de uma visão inter e transdisciplinar da realidade.
Além disso, vale ressaltar que a Filosofia tem sido vista por muitos professores como um "modismo educacional" nos quais várias escolas utilizam a disciplina como uma "propaganda institucional" ou "mercadológica" para atrair a clientela escolar. Nesse sentido, faz-se necessário que antes da implantação da Filosofia na escola esta leve em consideração os seus principais aspectos educacionais quanto ao desenvolvimento de determinadas habilidades favoráveis à construção de um ambiente propício a um pensar mais detido e criterioso, à criatividade, ao preparo para o exercício consciente da cidadania, bem como à aquisição da autonomia.
Apesar dos bons resultados obtidos pelo Centro de Filosofia Educação para o Pensar (Florianópolis-SC) percebe-se que a ausência de objetivos claros e criteriosos para o ensino da Filosofia evidencia certa defasagem na formação filosófica gerando uma repulsa por grande parte de alunos e professores. Daí a importância de planejamentos contínuos que prevêem uma prática que visa estimular o interesse dos alunos em trabalhar com temas que estão cada vez mais presentes na vida deles, como: