atps estrutura
ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
5ª FASE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Sumário
Introdução - 04
Etapa I – Análise Vertical e Análise Horizontal 05
Etapa II – Técnicas por Análises de Índices 11
Etapa III – Cálculo da Rentabilidade do Ativo pelo Método Dupont 17
Etapa IV – Ciclo Operacional e Ciclo de Caixa 19
Conclusão - 23
Bibliografia - 24
INTRODUÇÃO
A nossa ATPS (Atividades Práticas Supervisionadas) é composta por 04 Etapas.
Na Etapa I, abordaremos a importância das análises Horizontal e Vertical, que apesar de não serem exigidas pela legislação contábil, são muito utilizadas por levarem o Fluxo de Caixa das organizações. Iremos trabalhar com o Balanço Patrimonial da Indústria Romi S/A os quais estaremos justificando a sua aplicabilidade. O uso da Análise Horizontal e Vertical, que se deve fazer o uso destes índices sempre em conjunto, pois se complementam.
Já a Etapa II teremos nada mais nada menos que onze índices para avaliar a empresa em questão. A finalidade de estudar todos esses índices é dar uma visão ampla dasituação econômica da empresa Indústria Romi S/A.
Na Terceira Etapa falaremos Sobre a Análise pelo método Dupont e Termômetro de Insolvência. O Método Dupont procura utilizar-se de vários indicadores da situação econômica, financeira e patrimonial, para chegar a um número que identifique o potencial de geração de lucro da empresa, no nosso caso a Indústria Romi S/A.
O método Termômetro de Insolvência utiliza-se também de vários indicadores, em especial os que medem a liquidez e o endividamento, ou seja, se a empresa é solvente ou caminha para a falência.
A Etapa IV,trabalharemos a parte conceitual do Capital de Giro e as mais variadas formas de aplicabilidade.Demonstra ainda que o custo para financiar o Capital de Giro está muito ligado ao Capital Circulante Líquido.
Etapa 1 – Análise Vertical e Análise Horizontal
CONCEITO
A análise das demonstrações financeiras ou contábeis é a