Gestão de Conflitos
A comunicação é um processo de troca de informações entre um emissor e um receptor.
Um dos aspectos que podem interferir nesse processo é o código a ser utilizado, que deve ser de fácil entendimento para ambas as partes.
Quando falamos com alguém, lemos um livro ou uma revista, estamos a utilizar a palavra como código.
Esse tipo de linguagem é conhecido como linguagem verbal, sendo a palavra escrita ou falada, a forma pela qual nos comunicamos. Essa é a linguagem mais comum no nosso dia a dia, quando alguém escreve um texto, por exemplo, está a usar a linguagem verbal, ou seja, está a transmitir informações através das palavras.
A outra forma de comunicação, que não é feita nem por sinais verbais nem pela escrita, é a linguagem não-verbal. Neste caso, o código que está a ser utilizado é a simbologia.
A linguagem não-verbal também é constituída por gestos, tom de voz, postura corporal, etc..se uma pessoa está a conduzir e vê que o semáforo está vermelho, qual é a reacção?
Pára. Isso é uma forma de linguagem não-verbal, pois ninguém falou ou escreveu que ela tinha de parar, mas como ela conhece a simbologia usada, ao ver o sinal vermelho, sabe que tem de parar, portanto compreendeu a mensagem.
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a linguagem não-verbal é muito importante e é sempre usada na vida das pessoas.
Uma diferença entre os tipos de linguagem é que, enquanto a linguagem verbal é plenamente voluntária, a não-verbal pode ser uma reacção involuntária, que vem do inconsciente de que se comunica.
7 - Atitudes de Comunicação
As atitudes de comunicação representam as formas como nos dirigimos a outra pessoa para com ela comunicarmos. Estas atitudes agrupam-se em:
7.1 - Atitude de Avaliação – Representa uma expressão de censura por actos feitos ou manifesta o desejo de controlar o comportamento presente ou futuro do receptor.
Tem como base, expressões do tipo:
“Não devia ter feito