Como Surgiu Just In Time
O just in time surgiu no Japão, no princípio dos anos 50,sendo o seu desenvolvimento creditado a Toyota Motor Company , a qual procurava um sistema de gestão que pudesse coordenar a produção com a procura específica de diferentes modelos de veículos com o mínimo atraso .Quando a Toyota decidiu entrar em pleno fabrico de carros , depois Segunda Guerra Mundial , com pouca variedade de modelos de veículos , era necessária bastante flexibilidade para fabricar pequenos lotes com níveis de qualidade comparáveis aos conseguidos pelos fabricantes norte – americanos . Esta filosofia de produzir apenas o que o mercado solicitava passou a ser adaptada pelos restantes fabricantes japoneses e ,a partir dos anos 70 , os veículos por eles produzidos assumiram uma posição bastante competitiva .
Desta forma , o just in time tornou-se muito mais que uma técnica de gestão da produção, sendo considerado como uma completa filosofia a qual inclui aspectos de gestão de materiais ,gestão da qualidade , organização física dos meios produtivos , engenharia de produto , organização do trabalho e gestão de recursos . O sistema característico do Just in Time de “ puxar” a produção a partir da procura , produzindo em cada momento somente os produtos necessário , nas quantidades necessárias e no momento necessário ,ficou conhecido como o método kanban . Este nome é dado aos “cartões” utilizados para autorizar a produção e a movimentação de materiais , ao longo do processo produtivo.
O que é jit?
Apesar de, segundo o jit, se produzir uma pequena gama de produtos o crescimento alimenta a variedade, uma empresa enriquece a produzir um determinado produto, mas depois pode montar outra fábrica e produzir outro produto. E então o sistema de lotes perde a vantagem da variedade.
O conceito do jit é bastante simples: produzir e entregar os produtos mesmo a tempo(just-in-time) de serem vendidos. Peças mesmo a tempo de serem montadas e matérias mesmo a tempo