American Gothic Trabalho
A pintura foi feita em 1930,
A pintura foi feita em Eldon, uma pequena cidade do midwest, do estado de Iowa, de onde é natural o artista, Grant wood estava a planear entrar numa exibição de arte em Chicago e procurava um assunto para pintar e acabou por se inspirar na arquitetura de uma pequena casa na sua cidade natal.
Óleo sobre tela.
As suas dimensões são 74.3 cm × 62.4 cm.
Encontra-se em Art institute of Chicago.
Esta obra é um retrato.
Assunto: O artista pretende retratar, fazendo a caracterização das pessoas que podiam viver na casa que aparece em segundo plano.
Abordagem geral:
O artista procurava um assunto para pintar e acabou por se inspirar na arquitectura de uma pequena casa na sua cidade natal.
Abordagem: Na imagem vemos uma casa e as duas pessoas que nela habitam, pai e filha.
A casa da época vitoriana é uma pequena habitação, de estrutura frágil e sem grandes adornos mas no entanto apresenta uma janela que se destaca pela sua grande dimensão comparativamente á casa e também pelo estilo gótico.
O homem é o proprietário da casa , segura uma forquilha o que sugere que seja um agricultor. A mulher vestida com roupas de um estilo sóbrio e doméstico, representando a mulher solteira como dona de casa que vive com o pai.
Ambos os personagens se encontram com uma expressão rígida e presa fazendo alusão aos ao modo de vida conservador e rural.
A obra pertence ao movimento artístico Regionalismo Americano, geralmente empregado pela crítica de arte para designar certo número de pintores que viveram na região do midwest e se tornaram conhecidos desde o início da década 1930. A estética é geralmente caracterizada por cenas da vida quotidiana no meio rural .
“There is a satire in ut, but only as there is satire in any realistic statement. These are types of people i have known all my life. I tried to characterized them truthfully to make them more like themselves than they were in actual life” grant wood in american gothic as a satire.
Logo,