fichamento do Gil
PR0F.: Bianca Luchi
CURSO: Tecnologia em Logística
TEMA
COMÉRCIO INTERNACIONAL: UM ESTUDO DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES
ENCONTRADAS PELAS EMPRESAS BRASILEIRAS NO COMÉRCIO EXTERIOR
1 – RESUMO:
O presente fichamento tem como objetivo mostrar as quatros distâncias que são desafios para as empresas nos outros países. Será apresentado também outros fatores como taxas e medidas que são consideradas como barreiras.
2 – CITAÇÕES:
1.Distância geográfica
“A distância geográfica é a distancia entre um país e outro que possuem relações comerciais entre si, isto é, importam e exportam suas mercadorias .”
“Como afirma Thorstensen (2001) (p.21): [...] O aumento do fluxo de investimento e a melhoria das infra-estruturas e das comunicações tiveram como efeito uma redução drástica das distâncias geográficas. Tais fatores aliados a uma política de apoio à formação de acordos preferenciais de comércio acabaram afetando de forma marcante o desenvolvimento do comércio internacional nos últimos anos.”
2.Distância cultural
“A distância cultural talvez seja a maior distância enfrentada pelos profissionais e organizações que atuam no comércio internacional. Só percebemos essa enorme diferença a partir do momento em que defrontamos nossos costumes, cultura e valores com a de diferentes países. Assim as empresas que atuam no comércio internacional tem como desafio fazer com que a organização e seus profissionais se tornem multiculturais.”
“Como relata Soares (2004, 202) (p.22) [...] o valor cultural agregado de um produto tem se tornado a grande vantagem competitiva de muitos países, como é o caso da Itália, que alcançou uma liderança global em alguns setores econômicos (moda, móveis, alimentação mediterrânea) a partir de sua tradição cultural. A Itália não vende ao mundo apenas o arroz arbóreo. Vende também o costume de comer risotto.”
3.Distância tecnológica
“A distância tecnológica, não menos importante que as demais, pode até inviabilizar