resumo metodologia do trabalho cientfico
Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade. É uma atitude e uma prática teórica de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente. É uma atividade de aproximação sucessiva da realidade que nunca se esgota, fazendo uma combinação particular entre teoria e dados.
Pesquisa é um conjunto de ações, propostas para encontrar a solução para um problema, que tem por base procedimentos racionais e sistemáticos. A pesquisa é realizada quando se tem um problema e não se têm informações para solucioná-lo. Segundo Gil, (2002) pesquisa é:
Procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. ( ) A pesquisa é desenvolvida mediante o concurso do conhecimentos disponíveis e a utilização cuidadosa de métodos, técnicas e outros procedimentos científicos (. . . ) ao longo de um processo que envolve inúmeras fases, desde a adequada formulação do problema até a satisfatória apresentação dos resultados.
Portanto, percebe-se que a pesquisa exige rigor acadêmico, em que o pesquisador deve-se planejar para atingir todas as etapas subseqüentes de forma a não comprometer seus resultados.
1.1- Planejamento da pesquisa
Pesquisa é a construção de conhecimento original de acordo com certas exigências científicas. Faz-se necesssário que a pesquisa científica preencha os seguintes requisitos:
1- a existência de uma pergunta que se deseja responder; 2- a elaboração de um conjunto de passos que permitam chegar à resposta; 3- a indicação do grau de confiabilidade na resposta obtida” (GOLDEMBERG, 1999, p.106).
O planejamento de uma pesquisa dependerá basicamente de três fases: A fase decisória, fase