Fichamento A interação verbal
Fichamento da aula: 03/07/2015
BAKHTIN, M. A interação verbal In: _______. Marxismo e filosofia da linguagem São Paulo: Hucitec, 1995.
Pg. 112
Subjetivismo individualista – ligado ao Romantismo. Os românticos foram considerados os primeiros filólogos no sentido estrito do termo
O subjetivismo individualista apresenta a enunciação monológica
Pg. 113
Enunciação monológica como um ato individual, como expressão da consciência.
O que é expressão?
O que se forma no psiquismo e exterioriza-se por meio de algum código de signos.
Possui duas facetas:
1. conteúdo
2. objetivação exterior.
*O conteúdo pode formar-se fora da expressão.
Ao exprimir o conteúdo ele muda de forma.
Pg. 114
A expressão se constrói no interior e sua exteriorização é uma tradução desse conteúdo. Para o subjetivismo individualista é preciso fazer o caminho inverso da expressão, partir da expressão até suas raízes, só assim é possível a compreensão.
Não se pode fazer distinção qualitativa entre o interior e o exterior. A organização não acontece internamente, mas no exterior, é “a expressão que organiza a atividade mental de acordo com a situação social mais imediata”.
Assim constitui-se a enunciação: locutor e interlocutor socialmente organizados.
Pg. 115
A enunciação está situada em um horizonte social e condicionada a um auditório social. O primeiro está ligado ao grupo social e época a qual pertencemos e o segundo às nossas particularidades culturais.
A palavra está orientada de acordo com o interlocutor, é o produto de uma interação constituída por duas faces: procede de alguém para alguém. É o território comum.
“Através da palavra, defino-me em relação ao outro, isto é, em uma última análise em relação à coletividade. A palavra é uma espécie de ponte lançada entre mim e o outro”.
Pg. 116
O locutor é possuidor da palavra no ato enunciativo e faz uso dos signos levando em conta que a enunciação é determinada pelas relações sociais.
A