O segredo da boa leitura
Linguagem, língua, linguística.
Salvador
2012
FICHAMENTO:
Linguagem, língua, linguística.
Linguagem, língua, linguística.
PETTER, Margarida: Linguagem, língua, linguística. In. FIORIN, José Luiz. Introdução à Linguística. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
P.11-“ A linguagem verbal é, então, a matéria do pensamento e o veículo da comunicação social. Assim como não há sociedade sem linguagem, não há sociedade sem comunicação.”
P.11-“Como realidade material - organização de sons, palavras, frases - a linguagem é relativamente autônoma; como expressão de emoções, ideias, propósitos, no entanto, ela é orientada pela visão de mundo, pelas injunções da realidade social, histórica e cultural de seu falante.”
P.12- “ O interesse pela linguagem é muito antigo, expresso por mitos, lendas, cantos, rituais ou por trabalhos eruditos que buscam conhecer essa capacidade humana.”
P.12-“ Inicialmente, foram razões religiosas que levaram os hindus a estudar sua língua, para que os textos sagrados reunidos no Veda não sofressem modificações no momento de ser proferidos.”
P.12-“ Os gregos preocuparam-se, principalmente, em definir as relações entre o conceito e a palavra que o designa, ou seja, tentavam responder à pergunta: haverá uma relação necessária entre a palavra e o seu significado?”
P.12-“ Dentre os latinos, destacam-se Varão que, na esteira dos gregos, dedicou-se à gramática, esforçando-se por defini-la como ciência e como arte.”
P.12- “ O estudo comparado das línguas vai evidenciar o fato de que as línguas se transformam com o tempo, independentemente da vontade dos homens, seguindo uma necessidade própria da língua e manifestando-se de forma regular.”
P.13- “ Os estudiosos compreenderam melhor do que seus predecessores que as mudanças observadas nos textos escritos correspondentes aos