Barroco na península itálica: o início de tudo.
HISTÓRIA
Descrição: A arte barroca iniciou-se na península Itálica, mas não tardou a irradiar-se pelo restante da Europa e chegar ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis. Seu desenvolvimento, porém, não se deu de maneira homogênea: houve grandes diferenças entre os artistas e entre as obras produzidas em cada região.
CARACTERÍSTICA
Descrição: Alguns princípios gerais podem ser apontados como característicos da arte barroca: o Barroco rompeu o equilíbrio entre sentimento e razão e entre arte e ciência que os artistas renascentistas procuravam estabelecer de forma muito consciente. Diferentemente da arte renascentista, na arte barroca a emoção predomina sobre o racionalismo.
PINTURA
Descrição:
De modo geral, as características da pintura barroca podem ser resumidas em alguns pontos principais. O primeiro deles é a disposição dos elementos na tela, quase sempre em uma composição em diagonal. Além disso, as cenas representadas envolvem-se em acentuado contraste de claro-escuro, o que intensifica a expressão de sentimentos. Quanto ao tema, a pintura barroca voltou-se para a religiosidade, a vida da nobreza e também a vida do povo simples. Entre os pintores da península Itálica, destacam-se, por sua expressividade:
Tintoretto: Que tinha como características em suas pinturas, o corpo das figuras sendo mais expressivo que o rosto, e a luz e a cor tendo grande intensidade.
Caravaggio: Para ele não havia identificação, tão comum na época, entre beleza e classe aristocrática.
Andréa Pozzo: sua obra feita no teto de uma igreja impressiona pelo número de figuras e pela ilusão.
Colégio Nossa Senhora da Graça
Trabalho de Artes
Professor: Zaqueu Ferreira.
Tema: O Barroco na Península Itálica.
Alunos: Emília Pereira, Maria Angélica, Maria Gabriela, Maria Hallana, Heloísa Emilly,