Economia
A economia estuda a forma pela qual os indivíduos e a sociedade fazem suas escolhas e tomam decisões, para que os recursos disponíveis, sempre escassos, indivíduos e a sociedade possam contribuir da melhor maneira para satisfazer as necessidades individuais e coletivas da sociedade. De forma intuitiva, pode-se dizer que a economia se preocupa com a maneira como os indivíduos “economizam” seus recursos, isto é, como empregam sua renda de forma cuidadosa e sábia ,de modo a obter o maior aproveitamento possível.
A Escassez
O problema econômico por excelência é a escassez. Surge porque as necessidades humanas são virtualmente ilimitadas, e os recursos econômicos, limitados, incluindo também os bens. Esse não é um problema tecnológicos, e sim de disparidade entre os desejos humanos e os meios disponíveis para satisfazê-los. A escassez é um conceito relativos, pois existe o desejo de adquirir uma quantidade de bens e serviços maior que a disponibilidade.
A escassez é uma necessidade infinita diante de recursos finitos.
A Micro Economia
Ocupa-se da análise do comportamento das unidades econômicas, como as famílias, ou consumidores, e as empresas. Estuda também os mercado em que operam as demandantes e ofertantes de bens e serviços. A perspectiva microeconômica considera a atuação das diferentes unidades econômicas como se fossem unidades individuais.
Assim, quando explicamos o aumento do preço do petróleo como consequência de aumento na demanda de energia, estamos fazendo uma colocação tipicamente microeconômica.
A Macroeconomia
É o contrário, ocupa-se do comportamento global do sistema econômico refletido em um número reduzido de variáveis, como o produto total de uma economia, o emprego, o investimento, o consumo, o nível geral de preço etc. Se o Ministério da fazenda, por exemplo, anuncia que a inflação caiu 2% em relação ao mês anterior e que o número de empregos aumentou, está destacando o que,