Transporte Passivo e Ativo
Ensino Médio e Profissional
Rua Dr. Laranjeiras, 916, Centro – CEP 85.010-030 - Guarapuava – PR – Fone: (42)3623-2466
Transporte Passivo e Ativo
Trabalho a ser entregue ao Professora Talita disciplina de Biologia pela aluna Maria Eduarda Perin; Numero 15 do 3º A técnico em Química para obtenção de nota parcial referente ao 1º Trimestre.
Guarapuava - PR
Junho/2015
Transporte Passivo
Transporte passivo, também chamado de difusão, é o mecanismo de passagem natural de pequenas moléculas através da membrana plasmática que ocorre sem gasto de energia. Em outras palavras, a difusão implica em movimentos moleculares aleatórios da molécula da substância pelos espaços intermoleculares da membrana ou em combinação com proteína carreadora, sendo que a energia geradora da difusão é a energia do movimento cinético normal da matéria.
O transporte passivo através da membrana celular se divide em três tipos: difusão simples,difusão facilitada e osmose.
Difusão Simples
Este tipo de transporte passivo é classificado como o movimento cinético molecular de moléculas ou íons através de pertuito da membrana ou dos espaços intermoleculares, sem necessidade de fixação a proteínas carreadoras da membrana. Sua velocidade é determinada pela quantidade existente da substância a ser transportada, pela velocidade do movimento cinético e pelo número de pertuitos da membrana através dos quais a molécula ou íon pode passar.
Pode ocorrer através da membrana por dois percursos: pelo interstício da bicamada lipídica ou pelos canais aquosos de algumas proteínas de transporte. No primeiro caso, o fator mais importe para determinar com que rapidez uma substância irá atravessar essa bicamada lipídica é a lipossolubilidade da substância.
Mesmo a água sendo extremamente insolúvel nos lipídios da membrana, ela atravessa facilmente a membrana celular; em parte, passando de modo direto, através da bicamada lipídica e, em sua maior parte, pelas