Transporte ativo e passivo
1) Transporte Passivo: as substâncias passam livremente através da membrana plasmática, sem que a célula precise gastar energia.
Ele pode ocorrer por meio da difusão, difusão facilitada e por osmose.
• Difusão: corresponde ao movimento de partículas do ponto onde estão mais concentrados para onde estão mais concentradas para onde estão menos concentradas, no sentido de igualar a concentração, buscar o equilíbrio.
• Difusão Facilitada: algumas proteínas da membrana atuam facilitando a passagem de certas substâncias que, por difusão simples demorariam muito tempo para atravessar a membrana de modo a igualarem suas concentrações.
• Osmose: neste processo o solvente difunde-se, em maior quantidade, da solução hipotônica para a hipertônica até que elas se igualem.
2) Transporte Ativo: é o transporte de substâncias onde há gasto de energia. O principal exemplo de transporte ativo é o processo conhecido como bomba de sódio e potássio. A bomba de sódio e potássio ocorre em decorrência da necessidade de equilibrar as concentrações dos íons de sódio (Na +) e potássio (K+).
Com esse intuito, capturam íons de sódio no citoplasma (região de maior concentração de sódio) e os transportam para fora da célula ao passo que essas mesmas proteínas capturam íons de potássio na região extracelular (região de maior concentração de potássio) e os transportam para dentro da célula (citoplasma). Assim, forma-se uma bomba de sódio e potássio incessante havendo gasto de energia.
Referências bibliográficas:
LOPES, S.G.B. Bio. São Paulo: Saraiva, 2002. 3 vol.
AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigue. Fundamentos da Biologia Moderna. 2. ed. São Paulo: Moderna,