Como se estuda na modalidade a distancia
A Educação a Distância (EAD) é o processo de ensino-aprendizagem, mediado por tecnologias, onde professores e alunos estão separados espacial e temporalmente. É aprendizagem onde professores e alunos não estão normalmente juntos, fisicamente, mas podem estar conectados, interligados por tecnologias, principalmente as telemáticas, como a internet. Mas também podem ser utilizados o correio, o rádio, a televisão, o vídeo, o CD-ROM, o telefone, o fax e tecnologias semelhantes.
É uma modalidade educativa baseada na aplicação da tecnologia ao ensino, e por isso, não obedece a limites de lugar, tempo, ocupação ou idade. Elementos que demandam novos papeis para alunos e professores, bem como novas atividades e novos enfoques metodológicos.
A importância do ensino a distância torna-se cada vez mais evidente e vem sendo muito mais utilizado e aceito em todo o mundo.
O ensino a distância surgiu em decorrência da necessidade social de proporcionar educação aos segmentos da população não adequadamente servidos pelo sistema tradicional de ensino. Por vezes, é a única oportunidade de estudos oferecida a adultos engajados na força de trabalho e às donas de casa, que não podem deixar crianças e outras obrigações familiares para freqüentarem cursos totalmente presenciais que requerem freqüência obrigatória e cujos professores, nem sempre estão preparados para atender às necessidades do estudante adulto.
Katz (1973, p. 6-7) afirma que o primeiro curso por correspondência nos Estados Unidos foi de taquigrafia no ano de 1728, castro e Guaranys (1977, p.407) registraram um curso de taquigrafia, em 1840, na Inglaterra e vários outros cursos por correspondência, no inicio do século XX, na Rússia e em, pelo menos, oito universidades americanas.
No Brasil, o Instituto Universal Brasileiro, iniciado em 1940, parece ser a instituição mais antiga a manter cursos por correspondência. Desde então, outras instituições deste gênero foram criadas no