Educação a distância
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
SEMINÁRIO TEMÁTICO I
Professora: CÉLIA MARIA DE ARAÚJO
Aluno: JÚLIO CÉSAR AGUIAR BARBOSA
Pólo: NATAL/RN
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VALE A PENA?
I- INTRODUÇÃO
Atualmente, na maioria dos países do mundo, o ensino à distância vem sendo empregado em todos os níveis da educação, desde o ensino fundamental até a pós-graduação, assim como também na educação permanente, atendendo a milhões de estudantes que fazem seus cursos sem sair de casa ou do local de trabalho.
Muitas pessoas se interessam por cursos à distância porque precisam economizar tempo para trabalhar mais, mas grande parte acaba desistindo da idéia porque ficam na dúvida se vale à pena e até mesmo se esses cursos são regularizados e têm o mesmo valor da graduação tradicional.
II- DESENVOLVIMENTO
A história da educação à distância não é nova nem no mundo nem em nosso país. Ela vem sendo difundida em todos os continentes, da educação infantil aos cursos de pós-graduação, isto inclui mestrado e doutorado, e tem tido avanços enormes e se expandido com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação. No Brasil, muito do que se faz hoje é por meio de material impresso. Grande parte é devido ao fato de que este material é, por enquanto, o que facilita o acesso ao conhecimento, pois apesar de o computador já estar mais acessível, o acesso a internet ainda é precário. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, há a necessidade de utilização de uma internet de banda larga para se obter um bom aproveitamento nessa modalidade de ensino.
É de comum acordo que essa modalidade de ensino tem experiência acumulada na área. Entretanto, a educação à distância ainda sofre com o preconceito. A professora Maria de Fátima Guerra de Sousa em seu módulo (Nas trilhas da aprendizagem: diálogos com quem estuda a distância, p. 51) diz:
“... têm-se ainda o que vem marcando parte da história da educação à distância: o não-reconhecimento do seu