Relatório sublimação
Curso: Bacharel em Farmácia
Docente: Fernando e Luciano
Relatório de Química Orgânica Experimental IV
Discente: Juliana Diniz e Stéphanie Queiroz
SUBLIMAÇÃO
RESUMO
Foi realizado um procedimento de purificação do naftaleno através da sublimação, técnica usada em compostos orgânicos sólidos que possuem pressão de vapor relativamente alta abaixo de seu ponto de fusão. No final do processo obteve-se 96,03% de rendimento de naftaleno puro, o que é um valor muito bom. Após este procedimento, foi verificada a diferença ponto de fusão do naftaleno puro e impuro, e estes fundiram respectivamente a 82ºC e 87ºC, o que está em boa concordância com a literatura.
INTRODUÇÃO
Uma substância sublima quando passa diretamente do estado sólido para o estado gasoso, como é o caso de certas substâncias como o Naftaleno e o Iodo que quando aquecido e, em contato com uma superfície fria, voltam ao seu estado sólido, na forma de cristais puros da substância.
Sublimação é um processo de purificação de substâncias sólidas que têm pressão de vapor relativamente alta abaixo do seu ponto de fusão. A substância é vaporizada, por aquecimento, diretamente do estado sólido.
O fenômeno de sublimação ocorre quando a pressão do ambiente não é suficiente para frear a aceleração das partículas permitindo a passagem direta do estado sólido para o gasoso.
Ponto de fusão:
O ponto de fusão é a temperatura à qual uma substância funde ou passa do estado sólido para o estado líquido. Uma substância pura sob condições padrão de pressão possui um ponto de fusão definido. Para se determinar o ponto de fusão de algumas substâncias, utiliza-se a técnica do tubo de Thielle.
As substâncias puras fundem-se a uma temperatura constante. Já as impuras (misturas) não apresentam um único ponto de fusão definido e, sim, uma faixa de fusão, que será tanto maior quanto mais impureza contiver a substância.
PARTE EXPERIMENTAL
Materiais