Tecnico em química
Estudo
AdministraçãoAgronomiaArquiteturaCiência da ComputaçãoCiências BiológicasCiências EconômicasDireitoEducaçãoEnfermagemEng. AgronômicaEng. CivilEng. de ProduçãoEng. ElétricaEng. MecânicaEng. MecatrônicaEng. QuímicaFarmáciaFisioterapiaFísicaLetrasMatemáticaPsicopedagogiaQuímicaver tudoArquivos em destaque Enviar arquivo Comunidade
Acadêmica
Cursos Química Enfermagem Medicina mais Cursos Instituições de Ensino UFRGS UFBA UFRJ outras Instituições Perguntas e
Respostas LoginCadastro sublimação cleonice row Enviado por: cleonice gomes | 0 comentários Arquivado no curso de Química na CEFET-RIO VERDE Download denunciarDenunciarrowCreative CommonsLicença de uso: BY-NC-NDrowQuímica
Química Experimental
Determinação de pontos de fusão e ebulição Avaliação do fenômeno de sublimação.
Experimento 2
Professora: Sandra Zago Falone
Data: 24/03/2011
Turma: 1º Período noturno
Data da entrega: 07/04/2011
Aluna: Cleonice Gomes de Lima
RESUMO
Foi realizado o processo de determinação do ponto de fusão e ebulição de água pura, foi monitorada a temperatura em função do tempo.
Realizou-se o experimento de sublimação do Iodo, que ao entrar em contato com o vidro de relógio re-sublimou tornando-se sólido novamente.
INTRODUÇÃO
Ponto de fusão, de ebulição e a propriedade que substância tem de sublimar, são chamadas de propriedades físicas da matéria.
Os fenômenos físicos são aqueles em que as propriedades da matéria permanecem inalteradas, e não há mudanças na constituição atômica.
O fenômeno de sublimação ocorre quando a pressão do ambiente não é suficiente para frear a aceleração das partículas atômicas permitindo a passagem direta do estado sólido para o gasoso.
Por tratar-se de sistemas que precisam ser aquecidos, ou seja, absorvem calor são denominados fenômenos endotérmicos.
Segundo Leeson (2005) os vapores de iodo são vistos, em temperaturas acima de 50°C, sendo invisíveis em temperaturas ambientes.
Objetivo: Determinação