Como motivar pessoas
Equipe:
Alexandre Maia
Ana Paula Vervloet
Fernanda Oliveira
João Francisco Cassino
Profa. Dra. Ana Ligia Nunes Finamor
Rio de Janeiro, 19 de maio de 2008
1 - Introdução
As empresas estão cada dia mais preocupadas em fazer com que seus colaboradores sejam pró-ativos e respondam às expectativas de crescimento e de competitividade do mercado. Desta forma a motivação, ou seja, a produção com qualidade, a satisfação em se fazer algo, é fundamental. Os colaboradores vinham de um ambiente sem motivação, apático, que após a implantação de conceitos de gestão de pessoas, foi modificado sensivelmente. Verificou-se que após a implantação destes projetos o ambiente tornou-se favorável a motivação e a comunicação, sendo o entendimento da equipe considerado fundamental para esta situação.
A motivação, um dos temas mais estudados e debatidos na prática organizacional, é a geração de causas, motivos, sentidos ou razões para que uma pessoa seja mais feliz e efetiva em suas relações. É o processo que gera estímulos e interesses para a vida das pessoas e estimula comportamentos e ações. É o mecanismo que justifica, explica, estimula, caracteriza e antecipa fatos. É um determinado conjunto de motivos que gera um conseqüente conjunto de ações (motivo + ação = motivação).
Cada vez mais, um grande número de empresas destina um orçamento mais enxuto aos itens que tratam de remuneração de pessoal, seja por estratégia e competitividade, seja por impossibilidade de repasse.
Para motivar os colaboradores, de forma geral, é necessário muito mais que salários.
Um bom pacote de benefícios diretos e indiretos é extremamente necessário e um ambiente de trabalho adequado propiciará um maior desempenho.
Ressalta-se ainda que a empresa não necessariamente é responsável por motivar as pessoas, mas sim por oferecer incentivos motivacionais.
2 - Apresentação da Empresa
A empresa WM