Resenha e Apreciação Crítica - 100 Maneiras de Motivar as Pessoas – Como grandes líderes conseguem excelentes resultados sem estressar sua equipe
100 Maneiras de Motivar as Pessoas – Como grandes líderes conseguem excelentes resultados sem estressar sua equipe.
Steve Chandler e Scott Richardson
Inicialmente o livro propõe 100 maneiras para motivar pessoas demonstrando que grandes líderes podem extrair excelentes resultados de sua equipe sem, no entanto, estressá-la ou desmotivá-la. Para tanto, é necessário começar pela auto-motivação, auto-aprendizado e auto-disciplina antes de começar pela a aplicar ao próximo, afinal, é conhecendo os defeitos de si mesmo, colocando-se como aluno e ser humano comum, que garante-se o sucesso durante a aplicação no outro.
O guia tem uma leitura simples, dinâmica e prática para os iniciantes e inexperientes. Sua metodologia é baseada em: Frase ou ditado como Introdução; Descrição do problema e identificação deste; Solução com exemplos e citações.
De modo a trazer a teoria mais próxima da prática.
Nota-se em sua abordagem uma preocupação com os tipos possíveis de métodos que podem adaptar-se ao estilo de cada ser. Estes métodos vão de pequenas alterações na rotina, logística ou cronograma até a uma possível mudança drástica como promoção ou remanejamento de área.
A distribuição dos capítulos é aleatória, ou seja, não é separado por temas semelhantes, por exemplo. Alguns destes dão a impressão de repetição de outro item, mas é apenas impressão, a leitura destas supostas repetições, parecem fazer parte da metodologia do livro, propondo ao leitor uma forma diferente de aplicar a mesma solução adaptando melhor a situação ou talvez relembrar e fixar determinado item.
Após o trabalho interno e a aplicação prática e viável em si mesmo, colocando-se como “a mudança que deseja ver”, ou seja, ser exemplo, o próximo passo e principal é aplicá-lo na equipe.
Segundo a obra “é comum os funcionários tentarem resistir”, mas “o verdadeiro líder deve defender aquilo em que acredita e dar o exemplo a ser seguido”, por mais desafiador que possa