Como montar um PC
Um computador pessoal é composto por vários componentes que juntos executam quase todo o tipo de tarefas que queremos. Vamos neste tutorial aprender a tornar o nosso computador ainda mais pessoal, “construindo-o” com as nossas próprias mãos, o que para além de útil, tem sempre um gosto especial
1º Passo
Vamos certificar-nos que temos todos os componentes à nossa disposição. Neste caso vou usar os que estão como opcional: Placa Gráfica e Drive Óptica. A placa gráfica é dada como opcional pois existem boards com placa onboard, ou seja, já existe uma gráfica embutida na board e a drive óptica passa a ser opcional tendo em conta o vasto mercado e a popularidade de pen’s e discos externos.
2º Passo
Precisamos de por a caixa pronta para receber os componentes “base”: MotherBoard e Fonte de Alimentação.
Temos então que colocar o “espelho” da board e os pinos que a vão prender a caixa. Por norma serão entre 6 a 8 pinos, dependendo da furação que a board tiver.
Vamos agora montar a fonte de alimentação.
A fonte é presa à caixa através de 4 parafusos postos da parte fora, na retaguarda.
3º Passo
Vamos agora preparar a board para entrar na caixa. Podemos fixar a board na caixa e depois colocar o processador e cooler mas eu pessoalmente prefiro fazer o contrário.
Vou por isso colocar o processador na board. Muita atenção a este processo pois o processador tem uma maneira própria de entrar dependendo do socket e esta tem de ser respeitada ou então podemos danificar de forma permanente quer o processador quer a board.
Vamos usar como exemplo um processador de socket 775.
O processador em questão já tem a massa térmica colocada, mas se estiverem a colocar um processador novo com o seu respectivo cooler este já tem massa térmica nele, tendo apenas que ser retirada, em certos casos, uma película protectora da parte inferior do cooler.
Colocamos agora o cooler.
Neste caso estou a usar um cooler diferente do que vem