Embargo na Coreia
Imagem oficial mostra Kim Jong-un com o que parece ser micro da Apple.
Embargo comercial proíbe venda de produtos da marca para o país.
Uma foto do ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com o que parece ser um computador iMac da Apple sobre sua mesa de trabalho, gerou polêmica online nesta sexta-feira (29), em meio à escalada da tensão entre o regime norte-coreano e seus rivais EUA e Coreia do Sul.
A foto foi divulgada nesta sexta pela agência oficial de notícias do fechado país, a KCNA, e mostra Kim presidindo uma reunião militar.
A Apple cumpre um embargo comercial que a proíbe de vender seus produtos para a Coreia do Norte, o que levou à pergunta: como Kim pode ter adquirido o computador?
Há especulações que ele teria comprado a máquina por intermédio da China.
Foto de ditador da Coreia do Norte com iMac gera especulação online (Foto: Reuters/KCNA)
Em fevereiro, o chefe norte-coreano havia sido fotografado com um smartphone, o que já havia gerado polêmica.
Embora os norte-coreanos vivam na sociedade mais isolada e censurada do planeta, além de sofrer com a carência endêmica de alimentos, o país não é completamente afastado da tecnologia.
Telefones celulares foram introduzidos em 2008 através de um acordo com a empresa egípcia de telecomunicações Orascom, e uma intranet doméstica foi lançada em 2002.
Mas os detentores de um milhão de celulares podem realizar ligações apenas dentro do país, assim como ocorre com a intranet, completamente isolada da internet mundial.
Terremoto deixa pelo menos 160 mortos e milhares de feridos na China
Tremor de magnitude 6,6 ocorreu na província de Sichuan.
Mais de 2 mil militares foram enviados para reforçar os socorristas.
Um terremoto de magnitude 6,6 que atingiu na manhã deste sábado o sudoeste da China deixou pelo menos 160 mortos e mais de 6,7 mil feridos, segundo as autoridades locais, que enviaram à região milhares