Coreia do Norte - Geografia Ensino Médio
A Coreia do Norte é um país socialista localizado no extremo oriente do continente asiático, é banhado pelo Oceano Pacífico. Geograficamente, o país está situado no hemisfério norte oriental; limita-se ao norte com a China e a Rússia; ao sul, com a Coreia do Sul; a oeste, com a Baía da Coreia; e a leste, com o Mar do Japão. Assim como Cuba, a Coreia do Norte é um dos remanescentes países de regime socialista no mundo, em razão dessa escolha enfrenta diversos problemas socioeconômicos. Tal fato começou a partir de 1991, quando a União Soviética entrou em declínio.
Depois que o Japão desocupou a Coreia, ela foi dividida em dois países distintos: a Coreia do Norte, controlada pelos soviéticos (socialistas) e a Coreia do Sul, controlada pelos americanos (capitalistas).
A topografia do país varia entre colinas e montanhas, ao norte e a leste, além de planícies, a oeste. O ponto mais elevado do país fica a 2 744 metros de altitude, chamado de Paektu-san. Quanto à hidrografia, os rios que mais se destacam são o Tumen e o Yalu.
O clima que predomina é o temperado continental, que apresenta um verão com grande incidência de chuva e invernos rigorosos.
A Coreia do Norte é oficialmente uma república socialista, considerada por muitos no mundo todo como sendo uma ditadura totalitarista stalinista. É considerado um país quase isolado devido a um embargo econômico causado pela sua insistência em fazer teste com armas nucleares, evitando também a exportação de tecnologia nuclear.
A Coreia do Norte há muito mantém estreitas relações com a República Popular da China e com a Rússia. A queda do comunismo na Europa Orientalem 1989, e a desintegração da União Soviética em 1991, resultaram em uma queda devastadora da ajuda da Rússia à Coreia do Norte, embora a República Popular da China continue a fornecer ajuda substancialmente. O país continua a ter fortes laços com seus aliados socialistas do Sudoeste da Ásia, como o Vietnã, Laos, e Camboja. A