O leste europeu
Com o fim da União Soviética alguns países do Leste Europeu, conhecidos como “satélites soviéticos” abriram-se para o sistema capitalista, entretanto Cuba, Vietnã e Coreia do Norte preferiram continuar com o antigo regime.
A Europa Dividida – Após a Segunda Grande Guerra, o continente europeu ficou dividido em dois blocos:
Europa Ocidental, capitalista, influenciada pelos Estados Unidos;
Europa Oriental, socialista, influenciada pela União Soviética (sendo o primeiro país socialista do Mundo).
O Leste Europeu fez parte do chamado Segundo Mundo, formado pelos países socialistas, e foi duramente controlada pela União Soviética através do Pacto de Varsóvia, aliança militar firmada em 1955 como resposta do Leste à OTAN.
Países da Europa Central
A Polônia – era uma das nações mais industrializadas do antigo Leste Europeu. O fato de ser rica em fontes de energia (carvão e gás natural) e minerais (cobre, chumbo, enxofre, prata) favoreceu a sua industrialização. A agricultura também é uma atividade importante, com destaque para o cultivo de batata, trigo, cevada e aveia, além da criação de porcos e aves.
A Hungria – conta com poucos recursos naturais (gás natural e carvão de qualidade); precisa importar petróleo e carvão de melhor qualidade. Sua economia baseia-se no setor de serviços e indústria. Tendo como os setores mais importantes: siderurgia, metalurgia do alumínio, fertilizantes, produtos farmacêuticos, cimento e indústria alimentícia.
Os maiores problemas ambientais do país são a contaminação do solo e a poluição das aguas.
As Republicas da ex-Iugoslávia
A Federação da Iugoslávia, após a Segunda Guerra Mundial, era constituída por seis republicas e duas regiões autônomas; que em 1991 tornaram-se seis novos países independentes.
Os últimos socialistas
Cuba
Com o embargo econômico imposto pelos Estados Unidos aos cubanos, a União Soviética resolveu ajuda-los a manter a economia, no caso