Leste europeu
Também Chamada de Europa Oriental, correspondia ao então países socialistas ligados à URSS, incluindo a Alemanha Oriental.
Após a 2º GM, o continente europeu estava dividido por uma “cortina de ferro”. Os países do Leste Europeu ficaram sob influência soviética, onde foi adotado o sistema de partido único e a economia planificada.
Com isso ocorre a Bipolarização do Mundo.
CEI
Comunidade dos Estados Independentes
O que é a CEI?
A Comunidade de Estados Independentes, formada pelas repúblicas da antiga União Soviética, tende cada vez mais a dar ênfase à independência dos Estados-membros e desprezar o aspecto de comunidade.
Apesar de manterem laços econômicos muito estreitos, como herança da antiga União, e de formalmente constituírem forças armadas unificadas, cada república procura estruturar suas próprias forças armadas e libertar-se das antigas dependências econômicas, criando relações separadas tanto com a Europa e os Estados Unidos quanto com a Ásia.
Das ex-repúblicas soviéticas que não aderiram a CEI foram Letônia, Estônia e Lituânia, que ingressaram na UE
Características
Setor Agrário: Privatização das propriedades agrícolas e declínio das cooperativas de propriedades privadas (Kolkhoses) e das fazendas coletivas altamente mecanizadas e gerenciadas pelo Estado (sovkhoses).
Fim do Comecom ( Conselho de Asistência Econômica Mútua)
Desvantagens
Os países apresentam um sistema produtivo pouco diversificado e tecnologicamente atrasado.
Desemprego e diminuição de renda das camadas sociais mais desfavorecidas.
Falta de competitividade e de investimentos em pesquisas: estagnação da economia e limitada produtividade, além da baixa qualidade dos bens de consumo.
Apesar disso muitos países da CEI são grandes produtores agrícolas, especialmente grãos (Ucrânia – milho)
Comércio entre os países da CEI
Cada país passou a se integrar ao comércio internacional da maneira mais favorável aos seus interesses.
CEI –