Montar um pc
Antes de mais, todos sabem que o sistema difere se for AMD ou Pentium, e respectivos modelos e sockets. Usarei um Pentium 4 Socket 478, muito usado há uns anos atrás e que foi substituído pelo socket 775.
Ora vamos ao que interessa:
Material:
Vamos necessitar de:
Uma caixa para o PC
Não vai montar o PC numa caixa de papelão, como é óbvio. As caixas de alumínio são leves, baratas e dissipam melhor o calor dentro da própria. Se tiver tampas “arejadas”, tanto melhor.
Motherboard (placa-mãe)
(Aquela placa que vai dar que falar para colocar todos os componentes). Não se esqueçam que o socket da motherboard tem de ser igual ao do CPU. Não vamos colocar um Athlon 64 num socket 775 nem um Prescott num Socket 939.
CPU (processador)
Bem, isso fica à vossa escolha, se são anti-Intel, ou anti-AMD. Na minha opinião, os
AMDs, mais concretamente a série Phenom II X3 ou X4 são melhores no que toca a qualidade/preço. Têm também os Intel Core i7. Blá blá e mais blá, já disse que vocês é que escolhem.
Memória RAM
Também depende se pretendem fazer overclock, se querem estabilidade, se querem performance, ou memórias de extrema performance. Não vou enunciar nada de complicado, mas digo que convém ter memórias com o sincronismo do FSB (Front
Side Bus) do CPU. Se o CPU (AMD) tiver um FSB de 333, convém usar DDR 333. Também podem usar DDR 400 no caso, mas o bus da memória é automaticamente reduzido para 333. Isto porque o CPU não consegue “aproveitar” esses outros 67 Mhz. Agora se usarem um P4 com um FSB de 800 Mhz, aí sim, não há problemas de usarem DDR 400. Não usem é
DDR 333. Não convém mesmo NADA fazer isso.
CPU a 800 e DDR a 333 isso não. Mas mais dúvidas sobre memórias, podem sempre colocar depois do tutorial e ainda