Como manter os componentes nutricionais dos alimentos durante o preparo de alimentos
Para melhor análise sobre a manutenção dos componentes nutricionais de diversos alimentos no momento do preparo, optou-se por separá-los em categorias, como se passa a expor:
a) Frutas e Verduras
São alimentos sensíveis e com baixa durabilidade, por isso, o ideal é consumir as frutas e verduras da estação, já que o armazenamento e o amadurecimento são fatores que fazem com que os nutrientes se percam.
Modo de consumo → ao cozinhar vegetais, o ideal é que se mantenha a tampa da panela fechada, e não cozinhá-los demais. Além disso, o cozimento deve ser realizado sempre em fogo brando.
Substâncias como realçadores → não é viável que se adicione na preparação dos vegetais substâncias como realçadores de cor, como é o caso do bicarbonato de sódio e outras substâncias. Esta substância também é responsável por provocar a perda de vitaminas e minerais.
Aproveitamento da água no cozimento → existem muitas vitaminas dos alimentos que são hidrossolúveis, ou seja, que se dissolvem na água. Assim, se a água do cozimento é descartada, está-se descartando também várias vitaminas. Ao invés de jogar fora a água do cozimento dos vegetais, é aconselhável que ela seja reaproveitada na preparação de outro prato, como por exemplo arroz, cozidos, entre outros. Isso também evita que nutrientes se percam.
Aproveitamento das cascas → é muito usual que as cascas sejam sempre descartadas. Quando se retira a casca de alimentos como cenoura, chuchu e demais legumes e estes são cozidos, acaba-se retirando as barreiras naturais de proteção desses alimentos e, com isso, permitindo-se a perda de seus elementos nutritivos durante a fervura.
Isso também ocorre com as frutas, afinal, a maioria delas tem suas cascas descartadas. Ocorre que é justamente nas cascas que encontram-se importantes vitaminas, além de muitas fibras, essenciais para o regular funcionamento do intestino.
Uma boa dica de