Relatorio coccao
SÃO PAULO
2015
ÍNDICE
INTRODUÇÃO 3
OBJETIVOS 4
MATERIAIS E MÉTODOS 5
MATERIAIS 5
MÉTODOS 5
RESULTADOS 6
DISCUSSÃO E CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
INTRODUÇÃO
Os alimentos em geral precisam passar por um processo de preparo para possibilitar seu consumo, muitas vezes utilizado a cocção como técnica. A cocção utilizada no preparo de alimentos tem por finalidade manter ou melhorar o valor nutritivo do alimento,aumentando sua digestibilidade, deixando-os mais digeríveis após sofrerem esse processo, além de que aumenta a palatabilidade, o prazer em degustá-lo, diminuindo, acentuando ou alterando a cor, o sabor,a textura ou a consistência dos alimentos conforme Sônia Philippi(2003).
Outro fator importante é o crescimento de microrganismo patogênicos ou substâncias prejudiciais à saúde, que são inibidos também através do processo de cocção dos alimentos.
O processo de cocção é realizado através do calor. Existem três tipos de calor: úmido, seco e misto.
A cocção através do calor úmido pode acontecer de duas maneiras distintas. A primeira através de líquido quente. O alimento é cozido em água que pode ser de longa duração, realizada a fervura em fogo lento, exemplo o ovo pochê ou fervura em ebulição que é realizada em água com a temperatura a 100ºC. Podemos utilizar como exemplo o preparo do macarrão.
O calor úmido através de vapor, é uma cocção lenta, o alimento é hidratado através do vapor de água e abranda as fibras. Temos o experimento da batata no papilotte.
O que si refere ao calor seco ele também se divide em duas formas: calor seco com gordura e sem gordura. O calor é transmitido através da gordura de uma forma indireta para o alimento. foi realizado o preparo da couve refogada utilizando este método. Já a cocção através do calor seco sem gordura é através do ar quente que o alimento sofre a cocção, ele não sobre adição de gordura neste exemplo. Não