Como eu aprendo
Como eu aprendo?
Aluna: Daniela de Oliveira
Matéria: Metodologia do Trabalho Científico
SP/ Março/ 2005
Método de aprendizagem
Aprender é adquirir algum tipo de conhecimento seja ele qual for, instruir-se ou ficar sabendo de algo. O problema é: se cada pessoa tem um jeito de aprender por que as escolas, geralmente, ensinam todos da mesma forma totalmente padronizada?
Por terem competências diferentes, algumas formas de ensino não trazem conhecimentos, a pessoas como eu que tendem a ter como mais desenvoltas as competências Racional e Sonora, segundo Gardner. Seguindo a explicação de cada uma dessas competências, eu tenho mais facilidade me aprender usando a criatividade, diferentes linguagens e ritmos.
Sempre busco o conhecimento através de caminhos que, às vezes, até fogem das orientações dos professores, busco outros pontos de vista que vão, formando assim a minha própria opinião sobre cada assunto. Acredito que uso dos livros é muito válido, mas para mim, particularmente a melhor maneira de aprender é ver um filme ou uma apresentação oral sobre determinado assunto. A inteligência que mais exploro durante o processo de aprimoramento de conhecimento é a intrapessoal, ou seja, aprendo refletindo, usando também o lado espiritual, uso, interagindo com esse conhecimento, a inteligência visual. E Quando leio é com música ao fundo, para interagir o estudo com a rítmica que dou a ele.
Ouvir sobre o assunto é sempre melhor do ler um livro sobre ele, já que, assim, eu não perco minha atenção, por isso acredito que ter o lado racional bastante desenvolvido. Discutir sobre o assunto tema aprendido também me é bastante válido, já que posso ponderar as opiniões e refletir, adquirindo assim o conhecimento necessário. Por não ter as inteligências lógica e espacial bem-desenvolvidas, eu costumo fazer várias tarefas ao mesmo tempo, escuta musica ou televisão