Pibid Como Eu Aprendo
O meu aprendizado ocorre de duas maneiras diferentes. A primeira é referente ao estudo de carácter teórico, com base em textos e livros, onde desde o ensino médio, tenho a caracteristica de ler ao menos duas vezes, procurar o significado de palavras que não entendo e além disso, fazer anotações sobre os trechos que considero mais importantes e minhas cosiderações sobre os paragráfos que considero mais importante. Na universidade, ainda tem as disciplinas de cálculos que são teóricas como Álgebra, que estudo por meio de realização de grande quantidade de exercício e memorização de axiomas, tais que quando não me recordo, recorro ao livro.
Nas disciplinas de cálculo, desde a 7º ano, costumo realizar bastante exercício também como forma de aprender, com o critério de fazer aqueles que mais dificeis e deixar os mais fáceis como forma de otimizar o tempo. Quando estou com alguma dúvida na maioria das vezes tento sanar-las sozinho, com o auxilio de internet (video-aulas) e/ou amigos, poucas vezes procuro o professor.
Quando estou estudando tenho mais rendimento quando estou sozinho, grupos de estudos normalmente distrai minha atenção. Considero a intermediação do professor necessária, assim como os desafios que estes propõe, pois instiga mais a aprendizagem.
Em resumo, a minha leitura de textos perpassa pela compreensão, até mesmo para que se torno possível debater, os cálculos vão da memorização e compreensão de axiomas até o entendimento de como realizá-los, pois gosto de saber fazer e mais ainda saber justificar o porque daquilo que foi feito.