Como escrever um conto em 10 dicas
1. DICA - O QUE É UM CONTO?
ENTENDENDO O CONTO
O entendimento do que é um conto é o primeiro passo para escrevê-lo. Apesar de aparentemente esdrúxula, essa afirmação é de muita perspicácia. Como posso ser um atleta se não compreendo os objetivos a serem buscados? Pois, da mesma forma, isso se dá ao escritor. O desconhecimento ou, ainda, a suposição do conhecimento, fará com que o autor ignore possibilidades valiosas ou, contrariamente, utilize ferramentas inadequadas à formatação de um bom conto.
Iniciemos, com uma visão moderna, pela compreensão de CONTO enquanto gênero literário. Um CONTO pode ter natureza poética, mas não é poesia. Desenvolvido em prosa, o CONTO não utiliza artifícios de rima, nem se distribui ao longo do enredo em forma de versos (Epopéia).
O CONTO, assim como a novela e o romance, trata de uma narrativa. A primeira (e grande) diferença em relação a esses seus “irmãos” está no tamanho do texto. Romances e novelas são bem mais longos, permitindo-se à quebras de cenários, entrada e saída de personagens (mais no romance que na novela) e a divisão do enredo em capítulos.
O CONTO se caracteriza pela concisão e pela densidade do texto. Pelo tamanho do texto, não se concebe a criação de muitas personagens, excessiva divisão em capítulos e há uma clara limitação na utilização de novos espaços e tempos (poucos cenários).
Diferentemente do romance, o ápice do CONTO é o seu final. Enquanto no romance há um equilíbrio das emoções ao longo da narrativa (ou mesmo enfraquecimento próximo ao epílogo), o CONTO se desenvolve no sentido de um final reflexivo, surpreendente ou polêmico.
O miniconto e/ou microconto, é um OUTRO gênero que vem crescendo bastante atualmente. Com efeito semelhante ao do poetrix para a poesia, o miniconto condensa em 50 ou pouco mais letras, uma história, normalmente a ser interpretada ou racionalizada pelo leitor.
SÍNTESE
Gênero narrativo,