Como atrair, selecionar e reter pessoas com as requeridas competências, habilidades e atitudes ?
Cada vez mais a necessidade de selecionar pessoas com competências e habilidades tem crescido e se tornado um desafio para as empresas.
O que diferencia uma empresa da outra hoje é o seu capital intelectual.
Há alguns anos bastava um indivíduo ter alguma noção elementar em relação ao cargo que iria exercer, que já era o suficiente para ser contratado pelas empresas.
Em um mundo onde a competitividade tornou-se globalizada e os produtos e serviços estão cada vez mais parecidos em preços e qualidade, a diferença está na informação, conhecimento, criatividade e capacidade de inovar a organização através do capital intelectual.
As organizações cada vez mais precisam preencher os cargos disponíveis com pessoas motivadas e competentes, pessoas altamente capacitadas que sejam flexíveis, polivalentes, multifuncionais, que agreguem valor ao negócio trazendo sustentabilidade e lucros. Dessa forma faz-se necessário a adaptação em um novo modelo de gestão de pessoas rapidamente. O grande desafio dos líderes é fazer com que os colaboradores contribuam o máximo com seus esforços e potencialidades para o sucesso organizacional.
Diminuir a rotatividade dos funcionários em uma empresa e ainda, mantê-los motivados, comprometidos com a organização e realizados com o que fazem, realmente não é uma tarefa fácil, mas também não é algo impossível de ser conquistado. Alguns cuidados no processo de recrutamento seleção, uma remuneração justa e adequada em relação ao desempenho do profissional, um treinamento apropriado e contínuo de acordo com a evolução do mercado,um processo de demissão amigável e transparente entre profissional e empresa poderão ser mister para o sucesso da organização e de seus colaboradores.
As empresas bem sucedidas são as que fazem do seu capital humano uma vantagem competitiva no mercado, garantindo seu sucesso, crescimento e