Aspectos gerais do arcadismo
Arcadismo (1768 – 1836)
O arcadismo é uma escola literária (que também gerou um movimento) surgida na Europa no século XVIII, também denominada de setecentismo ou neoclassicismo. O nome "arcadismo" é uma referência à Arcádia, região campestre do Peloponeso, na Grécia antiga, tida como ideal de inspiração poética.
1. ASPECTOS GERAIS DO ARCADISMO
a) Duração no Brasil: 1768 a 1836 (século XVIII).
b) Livro inaugurador: Obras Poéticas (poesias), de Cláudio Manuel da Costa.
c) Outros nomes para o movimento:
1. Arcadismo ou Neoclassicismo – São as denominações comuns para o movimento onde quer que ele tenha existido.
2. Arcádia Mineira ou Movimento Mineiro – Em homenagem ao local em que o movimento nasceu e desenvolveu-se: Minas Gerais, especialmente em Vila Rica, atual Ouro Preto.
3. Setecentismo – Denominação no Brasil, em sequência ao Quinhentismo e ao Seiscentismo (Barroco).
d) O movimento arcádico é um retorno ao equilíbrio e à simplicidade do Classicismo, movimento que não existiu no Brasil, mas que fez sucesso em Portugal.
e) Imitando a literatura clássica, o Arcadismo mantém postura de oposição ao Barroco. É contra os exageros verbais, as sutilezas da construção, o uso abusivo das figuras de linguagem. Tudo isso na teoria, porque, na prática, os autores brasileiros ainda escrevem fazendo largo uso da antítese e do hipérbato – figuras tipicamente barrocas.
f) O Arcadismo propõe, pois, uma literatura compromissada com a simplicidade. Nesse sentido, os escritores valorizam quatro palavras: clareza, razão, verdade e natureza.
g) A própria sociedade da época substitui a fé e a religião pela razão e pela ciência. Daí a denominação de Século das Luzes para o período em que o Arcadismo predominou.
Autores
• Freire Santa Rita Durão (1722-1784), autor do poema épico Caramuru
• Cláudio Manuel da Costa (1729-1789) Obras Poéticas e Villa Rica
• Basílio da Gama (1741-1795), autor do poema épico O Uraguai
• Tomás