Como as mudanças afetam as pessoas no ambiente de trabalho
Trabalho de Organização,Sistemas e Métodos, com o tema: Como as mudanças afetam as pessoas no ambiente de trabalho, realizado pela equipe de Adm 3 B, univás 2013.
sumário
Introdução
Como se tem visto nos últimos tempos as mudanças são constantes; e conforme elas ocorrem as pessoas têm que se adaptar as mesmas. As mudanças entre a sociedade podem ser de métodos, tempo, sistemas. Enfim, num mundo geral ela tem afetado o modo de vida de cada um, inclusive no ambiente de trabalho. O que gera certo desconforto, medo de desconhecido, e traz também a obrigação de sair na inércia, do comodismo, fazendo o sentimento de medo e insegurança e causarem desconforto, e em algumas vezes causam vontade de conhecer o novo e os benefícios que podem trazer.
Preparação das pessoas para mudanças
Não adianta apenas pretender fazer mudanças sem antes preparar as pessoas para fazer com que elas aconteçam. O primeiro passo é mudar a cabeça das pessoas e prepará-las antecipadamente. É necessário mudar o psicológico delas para aprender e praticar as mudanças.
A dificuldade maior é que a maioria dos administradores e gerentes está acostumada a trabalhar com atenção voltada para assuntos físicos e concretos, ou seja, coisas reais e palpáveis sejam elas máquinas, equipamentos, computadores, produtos e serviços.
Toda mudança em uma organização representa modificação nas atividades do dia a dia, no modo de trabalho, nos hábitos e comportamento. Enquanto não há mudança às pessoas se acomodam. As Pessoas tem uma sensibilidade às mudanças, mas nem todas causam impacto sobre suas vidas. Existem mudanças que às vezes passam despercebidas por ser um evento diário e comum. Quando ocorrem em um nível quase imperceptível quase sempre são ignoradas. Mas quando a mudança é forte ela ultrapassa o limiar de sensibilidade, causando preocupações, ansiedade. Provocando até medo e pavor diante de uma situação