Como ajudar alguem que passou por um trauma psicologico
Não julgue a as reações muitas vezes resistentes da pessoa com relação ao seu desejo de ajudá-la, seja tolerante, porém não desista de ajudá-la a encontrar um caminho para solucionar o problema. Ofereça apoio prático: Ajude gradativamente a pessoa a voltar para sua rotina normal. Ofereça apoio nas atividades profissionais ou domésticas, ou simplesmente esteja disponível para conversar ou apenas ouvir. Não pressione a pessoa para falar: Não faça perguntas, não questione se a pessoa está melhor, procure sim estar disponível quando eles quiserem falar.
Alguns sobreviventes de traumas acham difícil falar sobre o que aconteceu.
Não force a pessoa a se abrir se ela não quiser, permita apenas que ela saiba que você está ali para ouvir. Ajude o seu ente querido a se socializar e relaxar: Incentive-o a participar de exercícios físicos, procurar amigos e passatempos, assim como outras atividades que lhes proporcionam prazer.
Leve-o para caminhar ou fazer exercícios, saia para passear, ir ao cinema ou simplesmente tomar um sorvete. Não considere as reações como algo pessoal: Seu ente querido pode ficar zangado, irritado, agressivo ou emocionalmente distante. Lembre-se que este é um resultado do trauma e pode não ter nada a ver com você ou seu relacionamento.