Curso De Hardware
Introdução
Até a década de 40, possuir um automóvel era motivo de orgulho, preocupação e mais tarde passou a ser um luxo de classe média. Mas com o advento dos carros populares, mais baratos e econômicos, deixaram de ser um luxo e passou a ser uma necessidade, e o motorista profissional cedeu lugar ao motorista amador, isto é, não somos profissionais da automobilística. Somos amadores. Utilizamos nossos carros não como fonte de renda, mas como ferramenta que nos auxilia em nossas profissões e afazeres do dia-a-dia. A história do computador é bastante semelhante. Na década de 60, apenas as grandes empresas podiam arcar com as despesas de compra e manutenção de um computador e somente os profissionais de informática sabiam como manejar aquela máquina tão complicada. Na década de 80 a informática deixou de ser luxo e passou a ser necessidade. Surgiu então o usuário amador. É o usuário amador que, como o motorista amador, conduz o seu micro, sem conhecer mecânica ou eletrônica. É o usuário amador que, não sabe como o programa foi desenvolvido, mas conhece as regras de utilização e sabe definir os passos corretos para alcançar o seu objetivo. É o usuário amador, que utiliza o computador não como fonte de renda, mas como ferramenta que o auxilia na sua profissão e afazeres do dia-a-dia.
Entendendo como Funciona o Computador
Para um melhor entendimento do funcionamento do computador, vamos fazer uma analogia entre o cérebro humano e o cérebro eletrônico, o nosso computador.
O Cérebro Humano
O cérebro é a parte do corpo utilizada para processar dados, isso quer dizer, armazenar e organizar informações na memória, tomar decisões em função dessas informações e fazer cálculos.
Vamos imaginar uma situação do nosso cotidiano. Andando pela rua você encontra um amigo e cumprimenta-o dizendo “Bom-dia”. Agora vamos analisar quais os passos seguidos para resultar no cumprimento:
Fase 1: Ao avistar o amigo, você recebeu a imagem enviada através dos