POL TICA E SOCIEDADE
O tema Reforma Tributária, é de grande importância para nós cidadãos porque todo o aparato do Estado Brasileiro isto é, o salário dos políticos, de milhões de funcionários públicos (professores, médicos, policiais, burocratas e outros) sejam municipais, estaduais ou federais, as obras públicas, todos esses gastos são realizados a partir dos tributos que pagamos.
O mais recente projeto de reforma tributária permanece na Câmara dos Deputados e, aliás, como ocorreu com todos os outros elaborados nos últimos anos é muito pouco discutido entre os verdadeiros interessados, que é a maioria do povo brasileiro.
O debate em torno desse assunto no país acaba centrado em grande parte no aspecto da diminuição dos impostos porque a carga tributária é alta em relação aos serviços que o Estado oferece. Os que mais defendem a diminuição dessa carga são os empresários, baseados no argumento de que pagando muitos impostos seus negócios são dificultados. Fica praticamente excluída do debate a maioria da população brasileira e, principalmente,sua camada mais pobre – proporcionalmente a que paga mais – que não tem a menor ideia de quanto eles pesam no seu bolso.
Definições importantes para entender a relevância da Reforma Tributária.
Nação - Agrupamento de pessoas geralmente fixas num território, ligados por origem tradições e lembranças, costumes, cultura, interesses e aspirações e por uma língua. Estado - Organismo político – administrativo, ocupa um território determinado, é dirigido por governo próprio e se constitui pessoa jurídica de direito público, internacionalmente reconhecida. Nação politicamente organizada. A República Federativa do Brasil é composta de 26 Estados, um Distrito Federal e mais de 5 mil municípios. È organizada através dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Governo - É o conjunto das funções necessárias à manutenção da ordem jurídica e da administração pública.