ATUA O TICA DAS POL TICAS SOCIAIS MEDIANTE A SOCIEDADE
atuação ética das políticas sociais mediante a sociedade
2014
atuação ética das políticas sociais mediante a sociedade
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina ; Fundamentos H.T.M do Serviço Social III, Ética Profissional em Serviço Social, Fundamentos das Políticas Socias e Políticas Sociais, Administração e Planejamento em Serviço Social, Seminário Interdisciplinar IV.
Professores: Paulo Sérgio Aragão, Clracie Kerkamp, Maria Lucimar Pereira e Rozani Malvezzi.
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 04
DESENVOLVIMENTO 05
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
O ponto de partida desta reflexão é a concepção de que a ética e a política não integram a condição humana como expressão do desenvolvimento natural da espécie ou intrínseco à natureza humana. A posição tomada como referência afirma que o homem teve de perseguir a construção de seu próprio estatuto, fruto de sua autotransformação pelo trabalho, conquista marcada por contradições ao longo de sua trajetória histórica e social.
Encontramos esta fundamentação em Marx (2004, p. 106, 112): "O homem produz o homem, a si próprio e a outro homem [...]. O caráter social é o caráter universal de todo o movimento; assim como a sociedade mesma produz o 'homem' enquanto 'homem', assim ela é produzida por meio dele." Em seguida, afirma que "a natureza que vem a ser na história humana no ato de surgimento da história humana - é a natureza efetiva do homem [...]. A história mesma é uma parte efetiva da história natural, do devir da natureza até o homem”.
Veremos expressões de a como sociedade, civilização e contemporaneidade são genéricas e muito difíceis de precisar conceitualmente. Nos dias de hoje, mais ainda, pois reconhecemos as particularidades históricas (com destaque ao plural) das diferentes sociedades