O que Transtorno de Estresse Pós Traum tico
O transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) pode ser definido como um distúrbio da ansiedade caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais. Esse quadro ocorre devido à pessoa ter sido vítima ou testemunha de atos violentos ou de situações traumáticas que representaram ameaça à sua vida ou à vida de terceiros. Quando ele se recorda do fato, revive o episódio como se estivesse ocorrendo naquele momento e com a mesma sensação de dor e sofrimento vivido na primeira vez. Essa recordação, conhecida como revivescência, desencadeia alterações neurofisiológicas e mentais.
Aproximadamente entre 15% e 20% das pessoas que, de alguma forma, estiveram envolvidas em casos de violência urbana, agressão física, abuso sexual, terrorismo, tortura, assalto, sequestro, acidentes, guerra, catástrofes naturais ou provocadas, desenvolvem esse tipo de transtorno. No entanto, a maioria só procura ajuda dois anos depois das primeiras crises.
Um grave problema presente em nossa sociedade são as crianças e adolescentes que (sobre)vivem em situação de vulnerabilidade. Elas fazem parte do chamado grupo de risco.
Neste grupo estão as crianças e adolescentes vítimas de tragédias naturais, abuso sexual, negligência, violência doméstica, bullying. Crianças que vivem na rua, dependentes de álcool e drogas, que moram em áreas de violência urbana, entre outras.
Violência e maus tratos na infância podem levar a distorções traumáticas negativas com interrupção do processo de maturação cerebral, causando graves sequelas para o resto da vida do adolescente. Estas crianças costumam evoluir com distúrbios de comportamento, dificuldades escolares, exclusão social e marginalização.
Os fatores de estresse e os traumas, quando constantes e não interrompidos, podem gerar sintomas pós-traumáticos crônicos com agravamento de problemas como depressão, abuso de drogas ou a desfechos ainda mais graves, como acidentes, brigas,