clostridium tetani
O CLOSTRIDIUM TETANI E O TÉTANO*
W alter Tavares **
I — CARACTERES MORFOLÓGICOS
BIOLÓGICOS DO C. TETANI
E
O C. tetani é um a bactéria descrita por
Nicolaier em 1894, agente causador do té tano. A bactéria é isolada de am ostras de solo, fezes de anim ais e homem e das fe ridas tetanigenas. É um bacilo anaeróbio estrito, produtor de esporo que lhe permite sobreviver em condições de aerobiose e pro dutor de um a exotoxina que se fixa ao sis tem a nervoso, provocando a sintomatologia da doença.
A — MORFOLOG1A
A morfologia do C. tetani sofre varia ções em função do meio de cultura, da presença ou não de oxigênio, do tempo de cultivo. Não é fácil o seu isolamento em cultura pura, um a vez que há grande fre quência de flora anaeróbia esporulada ao seu lado nos focos de infecção, bem como de outros germes anaeróbios facultativos.
O bacilo apresenta uma forma vegetativa e outra esporulada. A form a vegetativa se apresenta como um bacilo de extre midades arredondadas, com largura va riando de 0,3 a 0,6 li e de comprimento m uito variável, m as em geral de 2 a 5/i.
Não raram ente, é encontrado sob a forma filam entosa em culturas jovens, tais for mas entrando em divisão rapidam ente. As
**
***
formas bacilares que não formam esporos gradualm ente vão perdendo sua afinidade pelos corantes da anilina e em alguns dias tornam -se autolizadas.
O desenvolvimento dos esporos em cul turas sofre variações. Algumas am ostras esporulam rapidam ente, enquanto que ou tras o fazem lentam ente. As cepas que formam esporos rapidam ente, em geral o fazem no 2? dia de incubação em agar sangue; nas am ostras de esporulação ta r dia, os esporos aparecem no 5? ou 6? dia.
A morfologia do esporo depende do estado de desenvolvimento. Inicialm ente tem for m a oval, localizado em um a das extrem i dade do bacilo e não retém a fucsina. Em seguida tom a o aspecto esférico e se cora intensam ente pela fucsina. O remanescente do citoplasma que originariam ente cercava