Clostridium
Campus Vergueiro, Vespertino
Turma 1B - Professora Karen C. Lopes Viegas
Clostridium
Marcia Antonieta Farro – RA 2913201460
São Paulo
Janeiro 2014
Introdução
O gênero Clostridium compreende uma série de microorganismos que, por necessitar para a sua multiplicação, de um baixo potencial redutor, recebem o nome de anaeróbios.
Os Clostrídios abrangem numerosas espécies e tipos saprófitos amplamente difundidos pela natureza. Originam a putrefação das carnes e dos animais mortos. Algumas espécies de clostrídios têm importância como causas de doenças.
Os mais importantes são o Clostridium chauvoei, Clostridium septicum, Clostridium perfringens, Clostridium novyi, Clostridium sordelii e Clostridium histolyticum, Clostridium botulinum e Clostridium tetani.
Estrutura / Morfologia
Inclui todos os bacilos gram-positivos; são capazes de formar endosporos; a maioria dos membros do gênero são anaeróbios estritos.
Suas células são bastonetes; medem de 0,3 -2,0 µm de diâmetro e 1,5-2,0 µm de comprimento; produzem esporos que podem ser: a) subterminais: c.sordelli, c.novvi, c.botulium, c.perfringens, c.septicum; b) terminais: c.tetani; presença de flagelos peritríquios;
Aspectos Bioquímicos
Metabolicamente são muitos diversos com temperatura ótima entre 10°C e 65°. Estão presentes no solo, na água, no esgoto e na microbiota normal do trato gastrintestinal de animais e do homem.
A classificação se dá por dois tipos:
1. Quanto ao sítio de ação: Neurotrópicos; Histotrópicos; Enterotóxicos
2. Quanto a invasidade: a) Não invasivos: C.tetani e C.botulium; b) invasivos: C.perfringens, C.haemolyticum, C.septicum...
CLOSTRÍDIOS PATOGÊNICOS E SUAS DOENÇAS ASSOCIADAS
A propriedade mais comum de todos os Clostrídios patogênicos é a formação de toxinas. Cada espécie de clostrídio é caracterizada por possuir um determinado