Tétano
INTRODUÇÃO
O tétano é uma doença infecciosa grave causada pelo bacilo clostriduim tetani que pode levar a morte.
É caracterizado por rigidez muscular e morte por parada respiratória e convulsões. Pelo fato da doença na maior parte dos casos ser causada por contaminação de ferimentos da pele ou mucosas por terra, é chamada de doença telúrica, ou seja, originária da terra.
Não é somente transmitido por pontas de pregos enferrujados, como muitos imaginam, está presente no ambiente a bactéria Clostridium tetani, agente causadora da moléstia, não sobrevive na presença de oxigênio e encontra-se em locais como terra, areia, espinhos de plantas, fezes, agulhas de injeções não esterilizadas, poeira de rua, apenas aguardando uma ferida aberta que lhe dê a oportunidade de se manifestar
Uma vez no organismo humano, a Clostridium germina, assume uma forma vegetativa e passa a produzir uma poderosa toxina chamada Tétanospasmina que ataca o sistema nervoso central, causando rigidez muscular em diversas regiões do corpo.
Clinicamente, a doença manifesta-se por febre baixa ou ausente, espasmos, contrações musculares, em geral, o paciente mantém-se consciente e lúcido.
CAUSAS
O tétano não é transmissível.
A infecção se dá pela entrada de esporos por qualquer tipo de ferimento na pele, contaminados com areia ou terra que foram depósitos de fezes animal ou humana contendo a bactéria.
Queimaduras e tecidos necrosados também são porta de entrada para a bactéria.
O tétano pode ser:
Tétano acidental - decorrente de acidentes, geralmente, é adquirido através da contaminação de ferimentos (mesmo pequenos) com esporos do Clostridium tetani, que são encontrados no ambiente (solo, poeira, esterco, superfície de objetos - principalmente quando metálicos e enferrujados). O Clostridium tetani, quando contamina ferimentos, sob condições favoráveis (presença de tecidos mortos, corpos estranhos e sujeira), torna-se capaz de multiplicar-se e produzir tetanospasmina, que atua