Comboios de levitação magnética
O que são comboios de levitação magnética? Os comboios de levitação magnética, são diferentes dos outros, porque enquanto os outros comboios são constituídos por rodas, eixos, transmissão e linhas aéreas, nos comboios de levitação magnética as rodas e os carris da via-férrea são substituídos por um sistema eletromagnético capaz de suportar o peso do comboio sem qualquer contacto físico. Eles não rodam, flutuam!
Levitação por repulsão magnética
A levitação por repulsão magnética baseia-se na utilização de bobinas supercondutoras capazes de criar fortes campos magnéticos.
As bobinas localizam-se no interior do comboio.
Nas bobinas encontradas nos trilhos é induzida uma corrente elétrica, que gera um campo magnético contrário ao que lhe foi aplicado, proporcionando assim a levitação do comboio pela força de repulsão magnética, entre o trilho e a bobina supercondutora.
As bobinas de levitação são colocadas nas partes laterais da pista do comboio com uma configuração em “8”. ´
Quando as bobinas supercondutoras passam com uma velocidade elevada a alguns cm acima do centro dessas bobinas, é induzida uma corrente elétrica dentro da bobina, agindo como um electroíman temporário. Portanto, há uma força que irá empurrar as bobinas supercondutoras, para cima, enquanto que outra força puxará para cima simultaneamente, devido à sua configuração em “8”. Assim ocorre a levitação do comboio.
A propulsão do veículo baseia-se na força de repulsão e atracção induzidas entre os ímans. As bobinas de propulsão localizadas nas laterais do corredor são alimentadas por uma corrente trifásica de uma subestação, criando um deslocamento do campo magnético ao longo do corredor.
As bobinas supercondutoras serão atraídas e empurradas por esses campos magnéticos em movimento, que ira propulsionar o veículo.
Mudança de instalações (pistas)
As mudanças de