Trem-bala
O trem-bala pode ser considerado um projeto bem sucedido, pois durante toda sua história ele foi e ainda é um exemplo de meio de transporte sustentável.
Ele possui uma das mais importantes inovações tecnológicas nos meios transportes. Basicamente comparado aos sistemas comus de transporte, ele conseguiu não somente um alto ganho de velocidade como, também um extraordinário salto de qualidade no serviço ferroviário e no conceito de mobilidade das sociedades, reduzindo significativamente os tempos de viagem. Tipicamente, viajam a velocidades de cruzeiro entre os 250 km/h e os 300 km/h.
2 - Definição e Informações
Os trens de alta velocidade, também conhecidos como trens-bala, são composições ferroviárias que se deslocam em velocidade superior a 210 Km/h. Normalmente, por questões de segurança e economia de energia, a velocidade de cruzeiro deste tipo de trem varia entre os 250 km/h e os 300 km/h.
O recorde mundial de velocidade para um comboio convencional com rodas foi estabelecida em 3 de abril de 2007 por um trem-bala francês que atingiu a velocidade de 574,8 km/h em uma linha de teste especialmente modificada na rota Paris-Estraburgo. O comboio ferroviário protótipo japonês de levitação magnética estabeleceu em 2 de dezembro de 2003 o recorde de velocidade de 582 km/h em uma linha de testes na região de Yamanashi, oeste de Tóquio.
O Japão foi o pioneiro na utilização da tecnologia e estrutura dos trens de alta velocidade, e divide com a França a condição de maior pólo de desenvolvimento de novas tecnologias na área, mas é a China o país que atualmente possui a maior rede de linhas ferroviárias de alta velocidade. Países como Alemanha, Itália, Espanha, Portugal e Coréia do Sul também possuem considerável quantidade de linhas para trens de alta velocidade.
Figura SEQ Figura \* ARABIC 1 - Trens-bala em base de manutenção na ferroviária de Wuhan (Província chinesa de Hubei)
3 - História do trem-bala
As estradas de ferro foram a primeira