O sacrifício nas regiões antigas, no judaísmo e no cristianismo
Pós-graduação Latu Sensu em Ciência da Religião
Professora: Cristiane Azevedo
Disciplinas: História das Religiões e Os Ritos nas Religiões
O Sacrifício:
Nas Religiões Antigas, no Judaísmo e no Cristianismo
Paulo Alessandro Amaral Alves
Í N D I C E
INTRODUÇÃO ........................................................................... 3
Capítulo I – O SACRIFÍCIO NAS RELIGIÕES ANTIGAS........... 4
Capítulo II – O SACRIFÍCIO NO JUDAÍSMO .............................. 7 Capítulo III – O SACRIFÍCIO NO CRISTIANISMO .................... 10
CONCLUSÃO ............................................................................ 12
REFERÊNCIAS ......................................................................... 13
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho e desenvolver uma reflexão sobre o tema do sacrifício. O Sacrifício está presentes em quase todas as religiões e em todas as épocas, desempenhando importante papel simbólico em seus ritos. Neste trabalho vamos pesquisar as formas e intensidade que o sacrifício apresenta nas Religiões Antigas, no Judaísmo e no Cristianismo. Utilizaremos como material de pesquisa os autores indicados pelas disciplinas de Ritos nas Religiões e História das Religiões do curso de pós-graduação em Ciências da Religião da Faculdade São Bento do Rio de Janeiro. O trabalho será composto por três capítulos abrangendo as experiências religiosas citadas e uma conclusão.
Capítulo I – O SACRIFÍCIO NAS RELIGIOES ANTIGAS
O sacrifício é uma expressão significativa das religiões, e, segundo a etimologia da palavra, sacrifício consiste em fazer o sagrado, deriva do latim sacrificium, composta por sacrum facere. A partir do sacrifício o objeto/animal passa do domínio comum ao domínio religioso. A idéia sugerida imediatamente é de uma consagração.
Para Tylor, o