Introdução ao pensamento epistemológico
Epistemologia -> (logos) discurso + (episteme) ciência = discurso sobre a ciência. A epistemologia é uma disciplina recente, surgiu na grade de pensamento filosófico no século XIX, da qual segundo o autor, sabemos muito pouco do que ela não é e pouco do que ela realmente é ou se torna, por sua construção ser lenta, recente e gradativa. Definir seu estatuto, seja na área das ciências ou da filosofia,, se torna uma tarefa árdua e delicada, pois seus limites de investigação estão em constante movimento. Alem de não haver um consenso quanto a natureza dos problemas por ela abordados. Seu campo de pesquisa é imenso, cujo princípios e resultados, ela deveria estar em condições de entender e criticar.
Desde o inicio a epistemologia esteve nos limites do discurso filosófico, se tornando um parte desse mesmo discurso. Dentro da filosofia a epistemologia é considerada como uma disciplina espacial. Eram os filósofos que faziam as pesquisas na área epistemológica, que eram para a ciência e ou sobre a ciência, porem era obra do cientista.
O discurso epistemológico se caracteriza por refletir o primeiro discurso da ciência. O discurso sistemático da epistemologia encontra seus princípios na filosofia e seu objeto de estudo na ciência. Portanto, por estar dividida entre essas duas formas de discursos racionais, teria como função resolver o problema geral das relações entre filosofia e ciências.
Segundo o autor a epistemologia possui um duplo fim. Em primeiro lugar quer descobrir um conhecimento positivo: De que fala o cientista? Como fala dele? ; Em segundo lugar busca ultrapassar os limites dessas questões, fazendo da pratica cientifica o objeto de juízo: O que é uma verdade cientifica?, Em que condições há verdade?, Em que limites podemos falar de verdade cientifica?. Segundo Lalande a epistemologia é a filosofia das ciências, é o estudo critico dos princípios, das hipóteses e dos resultados das ciências.
Ainda