Fisica
1. DESCRIÇÃO
Os trens de levitação magnética, ao contrário dos habituais trens, não têm rodas, eixos, transmissão e nem linhas aéreas. As rodas e os carris da via férrea são substituídos por um sistema electromagnético capaz de suportar o peso do comboio sem qualquer contacto físico.
A idéia se iniciou por volta dos anos 60, quando Gordon T. Danby e James R. Powell do Laboratório Nacional de Brookhaven propuseram o uso de bobinas supercondutoras para produzir campo magnético que levitasse os trens.
Levitação magnética é uma tecnologia que esta sendo empregadas em veículos semelhantes a um trem, que transita numa linha elevada sobre o chão e é propulsionado pelas forças atrativas e repulsivas do magnetismo. Devido à falta de contato entre o veículo e a linha, o único atrito que existe, é entre o aparelho e o ar.
Com o propósito de ser um meio de transporte rápido, confortável e seguro, com velocidade média de 500 km/h, com baixo custo, pois o gasto enérgico é relativamente baixo e sem poluir o ambiente.
Até hoje, vários protótipos foram construídos, com idéias diferentes, mas utilizando o mesmo princípio, o da levitação magnética. Existem três principais métodos de levitação magnética de trens:
Levitação por repulsão magnética: utilizando bobinas supercondutoras;
Levitação por atração magnética: utilizando potentes eletroímãs;
Levitação por indução