Coloração de Gram
Coloração de Gram é uma técnica de coloração para diferenciação de microrganismos através das cores, para serem observados em microscópio óptico. A técnica recebeu este nome em homenagem ao médico dinamarquês Hans Cristian Joaquim Gram.
Por volta de 1884, Hans Gram observou que as bactérias, após serem tratadas com diferentes corantes, adquiriram cores diferenciadas. Assim, as que ficavam roxas foram classificadas de Gram-positivas, e as que ficavam vermelhas, foram chamadas de Gram-negativas. A técnica de Gram é fundamental para a taxonomia e identificação das bactérias, sendo muito utilizada atualmente, como técnica de rotina e, laboratórios de bacteriologia.
Coloração é uma etapa fundamental para a identificação de bactérias e tem a finalidade de facilitar a observação microscópica das células bacterianas.
Técnica da coloração de Gram: antes de iniciar a coloração, a lâmina com o material biológico a ser analisado deve ser passado algumas vezes no Bico de Busen para fixação do material à lâmina, para logo em seguida iniciar a coloração.
1. Cobrir toda a lâmina com solução de Cristal Violeta, aguardar um minuto e desprezar o corante na pia;
2. Lavar com água corrente, retirando o excesso do corante (água fina);
3. Cobrir a lâmina com lugol, aguardar 1 minuto, e desprezar o corante;
4. Lavar com água corrente (água fina);
5. Inclinar a lâmina e gotejar álcool-acetona até que não haja desprendimento do corante (cuidado para não descorar demais);
6. Lavar com água corrente (água fina);
7. Cobrir a lâmina com fucsina de Gram e aguardar 30 segundos. Lavar a lâmina e secar ao ar.
O que se verifica, quando se observam as diferentes bactérias sujeitas a esta coloração ao microscópio, é que estas têm um comportamento diferente face à coloração de Gram, o que permite classificá-las em:
- Bactérias Gram-Positivas (Roxas)
- Bactérias Gram-Negativas ( Vermelhas)
A explicação para a diferença de cor entre as bactérias gram-positivas e