Colora O De Gram
Introdução: A semeadura é uma etapa importante da rotina microbiológica, portanto é preciso ter uma boa qualidade das amostras clinicas para que seja feita a seleção correta dos meios de cultura. A técnica de esgotamento é um método para obter colônias isoladas, onde o material é depositado no meio de cultura distribuído em quatro cantos, esgotando todo material que está na alça bacteriológica em forma de estrias.
Objetivo: Semear a amostra clinica em meios de cultura para a obtenção de colônias isoladas.
Materiais: Alça bacteriológica, 2 placas de ágar sangue, 3 placas de ágar MC, 1 placa de ágar Manitol, 3 tubos -BHI com cepas diferentes, micropipeta Pasteur, bico de Bunsen, lâmina, estante para tubos
Procedimentos: Flambar a alça bacteriológica no bico de Bunsen, introduzir na cepa do tubo A e inocular na placa de petri com ágar sangue, ágar manitol e ágar Mac, todas por semeadura técnica por esgotamento.
Na cepa do tubo B, foi feita o mesmo procedimento em ágar sangue, ágar Mac, e o tubo C no ágar Mac. Todas essas placas foram feitas com alça bacteriológica flambada e inoculada no meio de cultura distribuída em quatro cantos até o esgotamento do material, todas em formas de estrias.
Após as placas serem identificadas com as cepas e o meio de cultura elas foram incubadas para o crescimento dos microrganismos entre 33 a 37°C de 18 a 24 horas.
***( dia seguinte)*** Após esse período foram feitas as laminas com a coloração de gram. das placas de MAC com bactéria C e placa Manitol com bactéria A.
Na placa foi colocada uma gota de agua destilada com o auxilio de uma micropipeta Pasteur e em seguida depositada uma pequena quantidade da colônia isoladas obtidas na placa com o auxilio de uma alça bacteriológica flambada no bico de Bunsen.
Foi diluída e espalhada no centro da lamina em movimentos circulares. Após a laminas secarem, passar as laminas por 3 vezes no bico de Bunsen e fazer o procedimento de coloração de